1° SEMINÁRIO SUL FLUMINENSE DE GOVERNANÇA EM TI

27 de Agosto

UniFOA - Três Poços
Campus Olezio Galotti

Sobre

1° Seminário Sul Fluminense de Governança em TI

1° Seminário Sul Fluminense de Governança em TI


A Empresa de Processamento de Dados de Volta Redonda - EPDVR realizará, no dia 27 de agosto, no Campus Olezio Galotti do Centro Universitário de Volta Redonda - UniFOA (Avenida Paulo Erlei Alves Abrantes, 1325, Três Poços, Volta Redonda - RJ. Cep: 27240-560), o 1º Seminário Sul Fluminense de Governança em TI com o objetivo de debater questões que envolvem Liderança, Estratégia e Inovação na Governança de TI dos órgãos e entidades públicas do sul fluminense.

No seminário, os palestrantes apresentarão experiências à luz do moderno referencial teórico e de casos práticos vivenciados na Administração Pública brasileira.

Local do Seminário
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Programação

13h00 às 13h20

Credenciamento e café de abertura

13h20 às 13h30

Abertura do Evento


Vice-Presidente da FOA - Dr. Eduardo Guimarães Prado.
Reitor do UniFOA - Dr. Carlos José Pacheco.
Presidente da EPDVR S/A - Matheus Moreira Cruz

13h30 às 14h15

PAINEL

Gerenciamento de Projetos de TI no Setor Público

Facilitador: Adriano Lizarelli
Governo: Matheus Moreira Cruz - Diretor Presidente da EPDVR S/A
Governo: João Bosco Oliveira Júnior - Diretor de Proj e Inovação Proderj
Governo: Luiz Antônio da Silva Neves - Prefeito de Piraí
Mercado: Rodolfo Cunha - Coordenador de Desenvolvimento CityConnect

14h20 às 14h45

PALESTRA

SmartCities - Como a Tecnologia pode Impactar a Gestão Pública

Palestrante: Glauter Jannuzzi - Empreendedor Social, Autor Best Seller e Diretor de Comunidades na Microsoft

14h45 às 15h00

Café de Integração

15h00 às 16h00

PAINEL PRINCIPAL

Estratégia e Resultados - O Desafio para a Governança de TI no Setor Público

Facilitador: Adriano Lizarelli
Governo: Samuca Silva - Prefeito de Volta Redonda
Governo: Marco Vieira - Subsecretário de Tecnologia da Informação e Comunicação da Secretaria de Estado da Casa Civil e Governança do Estado do Rio de Janeiro
Governo: Fillipo Scelza - Subsecretário (SUBCOOP) / Sec. de Ciên e Tecno RJ
Governo: Júlio Cesar Andrade de Abreu - Professor e Pesquisador

16h05 às 16h30

PALESTRA

Abordagem Institucional à Segurança da Informação

Palestrante: William Augusto Rodrigues de Souza - Assessor da Presidência do Proderj

16h30 às 17h15

PAINEL

Principais erros nas contratações de TIC’s aspectos legais e de controle

Facilitador: Adriano Lizarelli
Governo: Roberto Machado Cardoso - Assessor Jurídico do Proderj
Governo: Eli Alves da Silva - Diretor da Central Geral de Compras do Município de Volta Redonda
Mercado: Marcio Costa Philomeno - Sócio-Diretor da 4talk Comunicações Integradas

17h20 às 17h45

PALESTRA

Inovações Tecnológicas em Vídeo monitoramento e Radiocomunicação

Palestrante: Marcio Costa Philomeno - Sócio-Diretor da 4talk Comunicações Integradas

palestrantes

Matheus Moreira Cruz

Diretor-Presidente da EPDVR

Graduado em Engenharia de Telecomunicações e Direito, Pós-Graduado (MBA) em Gestão de Tecnologia da Informação no Serviço Público e Mestre em Computação Aplicada e Gestão de Risco, pela Universidade de Brasília. Atuou nas áreas de tecnologia da Polícia Militar de Minas Gerais e do Conselho Federal de Contabilidade, em Brasília. Foi gestor do Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação (DTIC) do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen).

Matheus Moreira Cruz (Diretor-Presidente da EPDVR)
João Bosco Oliveira Junior (Diretor de Projetos e Inovação do Proderj)

João Bosco Oliveira Junior

Diretor de Projetos e Inovação do Proderj

João Bosco Oliveira Jr. tem mais de 20 anos de experiência desenvolvida em planejamento, gestão e implantação de projetos nas áreas de vendas, grandes eventos, consultoria, treinamento estratégico e processos em várias empresas. Com formação em gerenciamento de projetos pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), João Bosco atuou em grandes empresas, como Volkswagen, Nissan do Brasil e Deloitte Consulting e Michelin. Além destes, também foi consultor de Gerenciamento de Projetos e Processos da PUC Rio e Gerente de Projetos dos Jogos Mundiais Militares Rio 2011.

Glauter Jannuzzi

Empreendedor Social, Autor Best Seller e Diretor de Comunidades na Microsoft

Fundador da Atitude Infinita, idealizador do StartVR (evento que alcançou mais de 500 pessoas presencialmente e 1.200 online, em 2017, no primeiro grande evento sobre startups e empreendedorismo do Sul Fluminense) e autor do livro DISRUPTalks: Carreira, Empreendedorismo e Inovação em uma época de mudanças rápidas.

Atua há 12 anos na Microsoft, onde já passou pelas áreas de Inovação, Marketing e Vendas. Atualmente é Diretor de Comunidades dos Profissionais Mais Valiosos da Microsoft, os MVPs. Glauter tem MBA em Gestão de Empresas pela FGV e é Mestre em Comércio Eletrônico pelo IME. Nascido em Volta Redonda, Glauter saiu da cidade em 1995 e retornará em 2020 de forma definitiva para dar ainda mais foco a seus projetos de empreendedorismo e a tornar a cidade como a capital da tecnologia e inovação do Sul Fluminense.

Glauter Jannuzzi (AEmpreendedor Social, Autor Best Seller e Diretor de Comunidades na
                    Microsoft)
Marco Vieira (Subsecretário de Tecnologia da Informação e Comunicação da Secretaria de Estado da Casa Civil e Governança do Estado do Rio de Janeiro)

Marco Vieira

Subsecretário de Tecnologia da Informação e Comunicação da Secretaria de Estado da Casa Civil e Governança do Estado do Rio de Janeiro

Gestor público com mais de 20 anos de experiência em gestão pública e gestão estratégica; Liderança em desenvolvimento de projetos e sistemas estratégicos; Consultor em projetos de desenvolvimento de sistemas e implementação de soluções na área de Logística e Cadeia de Suprimentos; Professor na área de administração, projetos e planejamento estratégico.

Marco Vieira é Oficial da Reserva da Marinha do Brasil, Bacharel em Ciências Navais pela ESCOLA NAVAL e em Administração pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ, com Mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal Fluminense – UFF e MBA em Logística e Supply Chain Management pela Fundação Getúlio Vargas – FGV.

Roberto Machado Cardoso

Assessor Jurídico do Proderj

Roberto Machado Cardoso, é advogado e Pós-Graduado em Direito Público pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Analista de Controle Externo do TCE-RJ desde 1998, onde exerceu os cargos de Assessor-Chefe da Subsecretaria de Controle Municipal, de Inspetor-Geral da 2ª Inspetoria-Geral de Controle Municipal e, também, da 3ª Inspetoria-Geral de Controle Municipal. Professor da Pós-Graduação da Escola de Contas e Gestão do TCE-RJ, Coordenador e Professor do Curso de Contratos Administrativos da Escola de Contas e Gestão do TCE-RJ e, ainda, Professor de Direito Administrativo em cursos preparatórios para Concursos Públicos. Roberto Cardoso é Oficial da Reserva da Marinha do Brasil, graduado em Ciências Navais.

Roberto Machado Cardoso (Assessor Jurídico do Proderj)
William Augusto Rodrigues de Souza (Assessor da Presidência do Proderj)

William Augusto Rodrigues de Souza

Assessor da Presidência do Proderj

William de Souza é PhD in Information Security, pela Royal Holloway, University of London e Doutor em Engenharia de Sistemas e Computação pela UFRJ. Foi chefe da Divisão de Criptologia e Avaliação de Segurança em Sistemas do Centro de Análises de Sistemas Navais da Marinha do Brasil. Foi gerente do módulo de segurança do projeto do Rádio Definido por Software de Defesa e Coordenador-Geral do Laboratório de Técnicas Criptográficas Assimétricas da RENASIC.

Eli Alves da Silva

Diretor da Central Geral de Compras do Município de Volta Redonda

Funcionário de carreira do Conselho Regional de Enfermagem de Minas Gerais - Coren-MG desde 2003; Coordenador da Unidade de Licitações por 8 anos; Pregoeiro desde 2004; Presidente da CPL por mais de 8 anos; Coordenador da Unidade de Gestão Contratual por 2 anos; Atualmente cedido para a Prefeitura Municipal de Volta Redonda - RJ, onde atua como Diretor da Central Geral de Compras do Município.

Eli Alves da Silva (Diretor da Central Geral de Compras do Município de Volta Redonda)
Filippo Zaccaro Scelza (Subsecretario)

Filippo Zaccaro Scelza

Subsecretário de Cooperação com o Setor Tecnológico e Inovativo da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado do Rio de Janeiro

Mestre em Administração Pública pela Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas da Fundação Getúlio Vargas (EBAPE-FGV) (2017) - Programa realizado na modalidade "sanduíche", na Università Degli Studi di Bergamo (Itália); Graduado em Ciências Jurídicas e Sociais, na Universidade Federal do Rio de Janeiro (2013); Membro da Associação Brasileira de Relações Institucionais e Governamentais (ABRIG). Possui experiência no setor público, privado e no acadêmico, tendo sido estagiário da Procuradoria Geral do Município do Rio de Janeiro; Advogado Constitucionalista e Tributarista e Assessor Parlamentar, na Câmara Municipal do Rio de Janeiro. Atualmente, é Subsecretário de Cooperação com o Setor Tecnológico e Inovativo, na Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (RJ), além de desenvolver atividade de pesquisa junto à EBAPE-FGV, como membro da equipe brasileira no Projeto "Rediscovering the Sources of Territorial Sustainability. Institutions for Development and Advanced Human Welfare", realizado em conjunto com a Università Degli Studi di Bergamo (Itália) e a McGill University (Canadá).

Marcio Costa Philomeno

Sócio-Diretor da 4talk Comunicações Integradas

Marcio Costa Philomeno, é sócio diretor da 4talk Comunicações Integradas, empresa com 25 anos no mercado de tecnologias e radiocomunicação. É especialista em Sistema de Gestão Avançada em Tecnologias de Radiocomunicação e Videomonitoramento, além de facilitador em Administração do Tempo e Produtividade, Balanced Scored Card e Gestão da Qualidade. É presidente da AERBRAS - Associação das Empresas de Radiocomunicação do Brasil, única associação do setor, que possui como empresas afiliadas a americana Motorola, a chinesa Hytera e a Neo Holandeza Tait, entre outras.

Marcio Costa Philomeno(Sócio Diretor da 4talk Comunicações Integradas)
Samuca Silva(Prefeito de Volta Redonda - RJ)

Samuca Silva

Prefeito de Volta Redonda

Samuca Silva nasceu em Volta Redonda no ano de 1981. Iniciou sua carreira com seu pai e aos 13 anos já trabalhava no escritório de contabilidade Sergio Souza Contabilidade e, posteriormente, na Transporte Excelsior. Foi estagiário na Dupont do Brasil e no Banco Real S/A, onde chegou a Gerente Geral aos 23 anos. Na cidade, trabalhou nas agências da Amaral Peixoto, Retiro, Vila Santa Cecília e no SAAE. Foi professor universitário no UniFOA e na Upis/DF, Especialista em Finanças Públicas e Empresariais, Especialista em Auditoria e Controladoria, Especialista em Licitações Públicas, Palestrante, Autor do Livro "Controladoria na Administração Pública" pela Editora Atlas. É servidor público federal desde 2007, atuando como Controlador-Geral, sendo responsável pelo processo nacional de auditorias de autarquias e opinião antes do Tribunal de Contas da União. Em 2016 foi eleito Prefeito de Volta Redonda.

Júlio Cesar Andrade de Abreu

Professor e Pesquisador

Doutor em Administração pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) com período de estágio sandwich na Universidade Complutense de Madri, Espanha. Mestre em Administração (UFBA) com período de estágio sandwich na Universidade de Coimbra, Portugal. Especialista em Movimentos Sociais, Organizações Populares e Democracia Participativa (UFMG) e em Administração de Sistemas de Informação (UFLA). Foi coordenador do Curso de Administração Pública da Universidade Federal Fluminense (UFF) Pólo Universitário de Volta Redonda. Professor dos programas de pós-graduação em Administração Pública (PGPPD/PROFIAP) e Administração (PPGA/MPA), ambos da Universidade Federal Fluminense. Atua na área de pesquisa, extensão e desenvolvimento com os seguintes temas: Governo eletrônico, Transparência e Controle Social, Democracia Participativa, Democracia Digital, Tecnologias Sociais.

Júlio Cesar Andrade de Abreu(Professor e Pesquisador)
Rodolfo Cunha (Coordenador de Desenvolvimento CityConnect)

Rodolfo Cunha

Coordenador de Desenvolvimento CityConnect

Profissional com 9 anos de experiência no mercado de TI, em vários projetos, nos papéis de gerente, coordenador, líder, analista de sistemas e desenvolvedor. Conhecimentos em padrões PMI®, UML, .NET, Java, MySQL, PHP e Delphi.

Como gerente conduziu projetos de software com práticas de desenvolvimento ágeis, entre os projetos gerenciados está o Fiscaliza VR utilizado atualmente pela Prefeitura de Volta Redonda e implementação do mesmo modelo de ouvidoria denominado Fiscaliza Já em outras 4 cidades no estado de São Paulo.

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